CRIAÇÃO DA PRIMEIRA CALCULADORA
01/07/2023
Raissa Pedroso de Moura, Vinicius Silva da Silva e Alexya Cibelli Teixeira
CURIOSIDADE DE MATEMÁTICA
A primeira máquina de calcular foi o ábaco e surgiu na Mesopotâmia por volta de 3000 a.C. Os primeiros ábacos eram feitos no chão e eram colocados pedras para calcular, porém com o passar do tempo foram construídas em tábuas, pedras ou mármores e com divisões em colunas e linhas paralelas que separam e definem as casas decimais.
Especialistas que defendem o uso do ábaco afirmam que essa ferramenta tem vantagens e benefícios para o nosso cérebro. Os fatores favorecidos é o foco, concentração, agilidade, raciocínio, entre outros fatores.
Existem ainda hoje vários modelos de ábaco, sendo eles utilizados nas escolas para as crianças.
A calculadora surgiu em 1642 por um matemático francês chamado Blaise Pascal, que era filho de um cobrador de impostos, sendo assim Pascal fez uma máquina que fazia cálculos automáticos para auxiliar seu pai. Essa calculadora possuía apenas as operações de adição e subtração.
Essa calculadora possuía um elemento muito importante, rodas dentadas que representavam os algarismos de 0 a 9. A primeira roda a direita corresponde às unidades, a sua esquerda as dezenas, a seguinte as centenas e assim sucessivamente.
Sendo assim uma das primeiras máquinas para calcular foi inventada graças ao Pascal. As máquinas mais antigas faziam cálculos de modo lento e que levavam complexas engrenagem que eram barulhentas.
Essa calculadora não fez tanto sucesso no mercado por ser extremamente cara, sendo construídas apenas 50 calculadoras.