Document

Herbert: Você não está falando desde que começamos a caminhar, estamos caminhando há horas. Você poderia ao menos conversar comigo.

Ubiratan: Sobre o que você quer conversar? 

Herbert: Eu tenho muitas perguntas: primeiro, como vocês sendo índios sabem falar portugues? Sério, vocês moram a 40 quilômetros da civilização como conseguem falar tão bem portugues e essas roupas?

Ubiratan:Nossa aldeia por muito tempo foi uma aldeia isolada nunca gostamos de nos relacionar com a civilização mas um dia eles apareceram um bando de cientista tentando entender nossa língua, costumes, eles nos mostraram muitas coisas como remédios tecnologias que nunca tínhamos visto, com o tempo acabamos absorvendo seu idioma seu jeitos fomos nos “modernizando” eles diziam, mas um dia enquanto um deles estava pesquisando sobre plantas que usamos como remédios ele acabou sendo atacado por uma onça,a maior que eu já vi, e venho a morrer.Os cientistas ficaram em choque com a perda de seu amigo e acabaram aos poucos parar de vir aqui ainda  mantemos contato e fazemos comércio com a civilização mas não é como antigamente.Não é  porque somos “Índios” que temos que morar em ocas falar só nossa língua quem disse que não podemos ser parecidos como vocês mas com nossas raízes,nossas ancestralidades.Quando vamos até vocês comprar algo somos tratados como se fossemos animais irracionais.

Herbert:Sinto muito por isso, foi mal ter tratado você assim.