No momento em que escolheu atacar o inglês, o mesmo já sacara a espada para iniciar a batalha, puxando a arma da bainha do cozinheiro do navio que estava ao lado de Pedro, bloqueou um ataque de Charlie.
– I do not want to hurt you. – Atena sabia inglês e esgrima, juntando as habilidades ágeis do menino, aquele bloqueio havia sido estupendo.
– But I do want to hurt you. – o inglês puxou a espada e tentou dar outro golpe, mas em Joaquim. Porém Pedro Álvares já havia recuperado-se do susto.
– Thank you, Joaquim! – Pedro agradece por cima do ombro, continuando a batalha.
Portugueses e ingleses pulavam entre os barcos para lutarem, eles juraram defender o reino deles, logo morreriam pelo rei. Homens corriam para todos os lados, o caos havia se instaurado nos navios.
– I will cut you in pieces, boy, how dare you attack our commander? - outro tripulante inglês, chamado John, pulou da caravela, apontando a espada para Joaquim. Ele estaria morto se não fosse por Geraldo, que jogou uma escopeta para ele.
E assim se fez o caos, tiroteio e o rangir de espadas, a raiva dos homens se consumindo em meio ao sangue dos caídos no convés do barco.
Joaquim e Atena, unidos, lutavam pela vida dele, cada homem caído os motivaram ainda mais a tentar sobreviver da luta contra o tripulante.
Por não saber utilizar uma escopeta, Joaquim a usou para bloquear o ataque enquanto pegava uma espada no chão, derrubada por um aliado morto. Entre investidas, contra-ataques e bloqueios, a batalha estava equilibrada.
– You are afraid boy, be a decent child and surrender. – John conversava com o menino sempre que possível, mas ele não respondia, focado em manter-se vivo, atacava com toda sua raiva acumulada de Pero, que inclusive, havia se refugiado em um compartimento do navio.
– Come on boy, you are nothing without this gun, you are no match for someone with experience.
De repente, um grito agudo escoa pelo navio. Geraldo se encontrava em apuros, quase caindo da embarcação ao tentar lutar contra dois homens. Uma injustiça.
Joaquim levanta a espada e golpeia o ar com força, acertando o ombro de John e derrubando-o. Criando um curto espaço de tempo para pensar o que fazer em relação à situação que se encontrava.
Ajudar o cartógrafoMatar o tripulante