Maria Firmina dos Reis


Imagem da Notícia
Título

Maria Firmina dos Reis

Data de publicação

07/07/2023

Autor

Julia Sthefany, Lavinia Fideles

Sinopse

Maria Firmina dos Reis, uma mulher com vários talentos



Maria Firmina viveu no século XIX, nascida em 11 de março de 1825 (São Luís-MA) e falecida em 11 de novembro de 1917 aos 92 anos. Além de escritora, ela era musicista e professora primária (1847-1881). 

Segundo Moraes Filho, ao se aposentar em 1880, ela fundou a primeira escola mista e gratuita do país, porém, depois de dois anos e meio por causa da grande repercussão que obteve acabou sendo obrigada a suspender as atividades, além disso, foi a primeira mulher a ser aprovada em um concurso público no Maranhão (1847). 

Em seus noventa e dois anos de vida atuou como folclorista, compositora, dedicou-se a ler, escrever, pesquisar e ensinar. Considera-se que Maria Firmina foi uma das primeiras mulheres brasileiras e a primeira escritora negra do Brasil. Sua obra mais conhecida publicada em 1859 chama-se "Úrsula", precursor da produção literária negra e abolicionista no Brasil, abordando do próprio negro o tema da negritude. A autora foi apagada da história por muitos anos mesmo tendo recebido homenagens na época, as mesmas não alcançaram os devidos reconhecimentos e méritos. Em 1962 o historiador Horácio de Almeida colocou a escritora em evidência, tornando suas obras mais divulgadas integrando a escritora ao cânone literário brasileiro. 




ALGUMAS DE SUAS OBRAS 

  • Úrsula (1859) 

  • Gupeva (1861) 

  • Cantos à beira-mar (1871) 

  • A escrava (1887)

 

Editar

Leia também

Teste de uma notícia
A Regra de Ouro e um Pouco Sobre Matrizes