CHICA DA SILVA
07/07/2023
João Victor Rodrigues e Douglas Santana
Conheça a história de Chica da Silva
Chica da Silva nasceu em 1732 e faleceu em 15 de fevereiro de 1796, aos 64 anos de idade. Ela nasceu na cidade de Serro, na Capitania de Minas Gerais, Brasil Colônia, e também faleceu lá. Seus pais eram Antônio Caetano de Sá (pai) e Maria da Costa (mãe).
Chica da Silva não teve uma formação formal, de acordo com as fontes pesquisadas, embora tenha garantido a educação de seus filhos. Ela se casou com João Fernandes de Oliveira, um importante contratador de diamantes, com quem teve treze filhos.
Inicialmente nascida como escrava, Chica da Silva se casou com João Fernandes de Oliveira e se tornou uma dama respeitada na elite mineira da época. Ela era dona de muitos escravos e sua renda provinha deles.
Chica da Silva começou sua vida como escrava e, após ser alforriada pelo marido, ascendeu socialmente e passou a fazer parte da elite mineira. Ela não participou diretamente de grandes eventos históricos, embora seu primeiro filho possa ter tido algum envolvimento na inconfidência mineira, embora não seja conhecido o tipo de participação.
Chica da Silva enfrentou adversidades devido à sua raça e gênero. Como escrava, ela não teve uma educação formal, mas, ao se tornar esposa de João Fernandes de Oliveira, ela manteve seu prestígio graças às posses e influência que tinha sobre diversas irmandades religiosas.
Ela contribuiu ativamente para quatro irmandades religiosas, duas das quais eram exclusivas para pessoas brancas, uma composta por pardos e outra por negros.
Após sua morte, Chica da Silva foi esquecida por muitos anos, mas sabe-se que seus filhos tiveram destinos promissores, ocupando cargos importantes no reinado, casando-se com pessoas influentes ou se juntando a irmandades religiosas.
Chica da Silva não se envolveu em atos políticos ao longo de sua vida, limitando-se a administrar suas posses e pertences.
Embora não haja registros de seus ideais, a própria existência de Chica da Silva foi marcante tanto na época quanto na história brasileira, devido à sua importante posição e prestígio, sendo considerada um ponto fora da curva.