ALEIJADINHO


Imagem da Notícia
Título

ALEIJADINHO

Data de publicação

07/07/2023

Autor

Claudia Kussuma, Mikael Fontoura e Valentina Zuliane

Sinopse

Conheça Antonio Francisco Lisboa, o famoso escultor brasileiro, Aleijadinho


Nome ou apelido pelo qual ficou conhecido: Aleijadinho (Bagolin, 2009, p. 353).

Nome verdadeiro completo: Antônio Francisco Lisboa (Bagolin, 2009, p. 353).


Data de nascimento: 29 de agosto de 1738 (Vasconcellos, 1979, p. 10).

Data de falecimento: 18 de novembro de 1814 (Vasconcellos, 1979, p. 27).

Local de nascimento: Capitania de Minas Gerais, Vila Rica, atual Ouro Preto (Vasconcellos, 1979, p. 10).

Local de falecimento: Capitania de Minas Gerais, Vila Rica, atual Ouro Preto (Vasconcellos, 1979, p. 27)


Quem eram seus pais?

Filho bastardo de Manuel Francisco Lisboa com sua escrava africana Isabel (Correio Oficial de Minas, 1858, p. 3). 


Há outras pessoas famosas na família?

Além de Aleijadinho e seu pai, Manuel Francisco Lisboa, respeitado arquiteto de Vila Rica, não houve outros familiares famosos. (Vasconcellos, 1979, p. 10 - 12).


Sua família pertencia a que grupo social?

Presume-se que pertenciam a classe média remetente à época, uma vez que Manuel Francisco teve forte reputação profissional trabalhando como arquiteto, mestre de obras e carpinteiro, além de eleito Juiz de Ofício e realizar diversas atividades para administração pública de Vila Rica em meados de 1735. (Vasconcellos, 1979, p. 10 - 12). 

Outro fato que induz a constatação é que Antonio Francisco começou a adquirir formação a partir de seus 7 anos, indicando a posse de recursos financeiros do pai e generosidade ao incluí-lo em obras públicas (Vasconcellos, 1979, p. 12 - 16).


Formação (onde estudou e o que estudou):

Desde pequeno, Aleijadinho teve forte habilidade e inclinação para trabalhos artísticos. Seus conhecimentos estão relacionados ao desenho, arquitetura e escultura e foram adquiridos através das aulas práticas e teóricas da escola de Manuel Francisco e João Gomes Batista.  

Além disso, João Gomes Batista foi um pintor e desenhista muito renomado que estimulou e orientou Antônio Francisco a desenvolver suas habilidades de escultura e estudo da anatomia humana para proporcionar humanidade e detalhes únicos em suas produções. 

Foi através de ateliers privados, tutelados por corporações de ofício, e a participação como aprendiz em canteiros de obras que Antônio Francisco adquiriu diversos conhecimentos profissionais, teóricos e práticos.

Aleijadinho possuía domínio na escrita e leitura na língua portuguesa e no latim (Vasconcellos, 1979, p. 13 - 15).


Qual era sua profissão?

Foi escultor, arquiteto e entalhador. (Vendramel, 2010, p. 5)


Foi importante para qual área do conhecimento?

Aleijadinho foi de extrema importância para a arquitetura e arte de Vila Rica, ao participar da corrente artística vinda da Europa durante o século XVIII, o estilo Barroco.

Suas obras ganharam destaque nacional e internacional devido ao desenvolvimento do barroco mineiro e da mistura de outros estilos literários, como o clássico e gótico. (Vendramel, 2010, p. 5 - 7).

Vale ressaltar que na arquitetura barroca, Aleijadinho criou uma obra-prima e exemplo do barroco mineiro ao planejar a Igreja de São Francisco de Assis e entalhar anjos e objetos para ornamentar a construção (Aidar).


Esse personagem mudou de grupo social ao longo da vida? Qual mudança foi essa?

Ao longo da vida, manteve-se estável em seu grupo social, vivendo com recursos suficientes para se manter, aproveitar a vida e se compenetrar na profissão (Vasconcellos, 1979, p. 18).

No entanto, com o agravamento da doença, a solidão, a perda da alegria e prazer da vida, o afastamento de seu filho, o resultado do exílio, o cansaço e outros fatores, influenciaram no empobrecimento de Antônio Francisco e, consequentemente, sua morte na casa de sua nora Joana (Vasconcellos, 1979, p. 27).  


Participou ou foi influenciado por algum evento histórico importante? Qual? Como se deu essa participação ou influência? 

Para Germain Bazin, conservador de pinturas do Museu do Louvre, Aleijadinho foi “O último grande escultor do mundo ocidental”, uma vez que revolucionou e criou uma identidade nacional única ao estilo barroco no Brasil. Somente a partir da metade do século XX que o estilo ganhou reconhecimento internacional (Pimentel, 2014).


Sua condição de raça ou gênero interferiu em sua trajetória acadêmica ou profissional? Como?

Sim. Como foi fruto de um relacionamento entre um português e uma escrava africana, era considerado mestiço. Nasceu como escravo e foi alforriado pelo pai. Sua profissão foi afetada negativamente, uma vez que era impedido de assinar suas obras e muitas vezes era obrigado a aceitar contratos como artesão diarista e desconsiderar sua posição de mestre. 

Na sociedade escravocrata, o termo “mulato” possuía conotação pejorativa, uma vez que significava o elo de duas posições em contraste na época e contaminava a composição da irmandade branca (Wikipédia, 2023).


Qual foi sua maior contribuição para a sociedade de sua época? 

Durante a vida, Aleijadinho produziu artes religiosas maravilhosas, repletas de detalhes, inestimável beleza e idealização de imagens. No entanto, somente 44 anos após seu falecimento, foi elaborado um artigo por Rodrigo José Ferreira Bretas e publicado no jornal Correio Official de Minas (MG) em 1858, onde documentou a biografia de Aleijadinho. 

A maior contribuição para o país foram suas obras e o amadurecimento do barroco mineiro. Atualmente, muitas produções foram tombadas como Patrimônio Histórico e Cultural (Pimentel, 2014).


Deixou algum legado permanente? Qual? 

Aleijadinho deixou um grande legado na arte barroca do país. Entre as suas principais obras, destacam-se as esculturas em pedra-sabão da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG), retratando a Via Sacra e os Doze Profetas. Além disso, Aleijadinho deixou uma série de outras obras, como anjos e santos em igrejas e capelas de Minas Gerais, que são consideradas verdadeiras obras-primas da arte brasileira. (Conheça, 2014).


Envolveu-se em algum ato político? Qual? 

Não foi possível encontrar tal informação. No entanto, existem autores que acreditam que Aleijadinho protestou seu descontentamento com a administração metropolitana através de suas esculturas durante o agravamento da hanseníase. Justificando a mudança nos traços das imagens, tornando-se menos suaves e marcantes e ganhando um estilo expressionista e gótico. (Vendramel, 2010, p. 7).

Ademais, com o desenvolvimento da doença em seu corpo, sua personalidade ganhou um tom mais sombrio e cético (Vasconcellos, 1979, p. 26).


Defendeu ideias que geraram alguma reação por parte da sociedade? Quais ideias e quais reações causaram? 

Não foi possível encontrar informações a respeito de suas ideias, porém, após sua morte e reconhecimento do artista, foram elaboradas diversas discussões a respeito de suas contribuições ao patrimônio artístico e cultural do Brasil. Foram elaborados livros e artigos que dissertam, refletem, questionam e até criticam reflexões de outros analistas em relação à vida e as obras de Aleijadinho. 

São exemplos de livros: O Aleijadinho e Sua Oficina, da editora Capivara; Antônio Francisco Lisboa. O Aleijadinho, de Lígia Rego e Angela Braga; Aleijadinho 200 Anos, de Carlos Bracher; O Aleijadinho. Gigante da Arte no Brasil, por P. Heliodoro Pires; O Aleijadinho, de Germain Bazin; dentre outros (Abreu, p. 1 - 7).



Cite uma frase marcante ou trecho de obra atribuída a este personagem:

Costuma-se atribuir a seguinte frase ao personagem Aleijadinho: "Quem não valoriza as pequenas coisas, não saberá valorizar as grandes; se é que chegará lá". (Pensador).

Editar

Leia também

Teste de uma notícia
A Regra de Ouro e um Pouco Sobre Matrizes