A BIOGRAFIA DE CÉSAR LATTES


Imagem da Notícia
Título

A BIOGRAFIA DE CÉSAR LATTES

Data de publicação

07/07/2023

Autor

Raissa Pedroso de Moura, Vinicius Silva da Silva, Alexya Cibelli Teixeira e Márcio Vinicius

Sinopse

SAIBA QUEM FOI CÉSAR LATTES


QUEM FOI CÉSAR LATTES?



Cesare Mansueto Giulio Lattes mais conhecido como César Lattes. Nasceu em Curitiba, Paraná, no dia 11 de julho de 1924, filho de imigrantes italianos, Carolina Maroni e Giuseppe Lattes.

César iniciou seus estudos em Curitiba e depois mudou-se para São Paulo onde entrou no colégio Dante Alighieri. Cursou matemática e física na universidade de São Paulo, concluindo o curso em 1943.

César morreu em 8 de março de 2005 aos 80 anos em Campinas, SP, Brasil, a causa de sua morte foi parada cardíaca.


QUAL FOI SUA CONTRIBUIÇÃO MAIS IMPORTANTE PARA A FÍSICA?



César Lattes é um dos físicos brasileiros mais importantes e honrados, estando mais perto de ganhar o prêmio Nobel, sendo um físico brasiliero, que foi co-descobridor do méson pi em 1947-1948. O méson pi é uma subpartícula do núcleo atômico que pertence à família dos mésons. 

Junto a César estavam Cecil Powell e Giuseppe Occhialini. Onde através de muitos experimentos feitos com raios cósmicos no laboratório de Radiação de Alta Altitude, na Bolívia, foi descoberto o méson pi.


 COMO FOI A DESCOBERTA DO MÉSON PI?


No ano de 1947, o físico César Lattes, foi até Chacaltaya, um pico com 5 mil metros de altitude nos Andes Bolivianos. A ideia era tentar "ver" a trajetória das partículas dos raios cósmicos por meio de chapas fotográficas de emulsão nuclear, mas antes de irem para a viagem, César lattes pediu para Kodak um de seus colegas que acrescentasse mais bórax na composição das placas de emulsão nuclear. Graças a isso ele percebeu que a emulsão ficava ativa por mais tempo, após alguns testes as chapas fotográficas mostraram o que seria identificado como uma nova partícula atômica, que mais tarde seria chamada de méson pi(π) ou píon.

Os mésons pi exercem um papel fundamental na transmissão da força nuclear entre os núcleos atômicos, medindo o contato entre os prótons e nêutrons dentro do núcleo. Apresenta-se três tipos de méson pi, distinguidos por suas cargas elétricas: O píon neutro (π0), o pion positivo (π+) e o píon negativo (π-). Por conta dessa descoberta, Powell recebeu o prêmio Nobel de física de 1950.


HOMENAGEM FEITA A CÉSAR LATTES


Em homenagem a César Lattes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) batizou o sistema usado para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes com o nome de plataforma Lattes. Essa plataforma permite que profissionais registrem seus dados e trabalhos acadêmicos, possibilitando também relatos de suas experiências, podendo trocar informações com outros profissionais.



O currículo Lattes é indicado principalmente para profissionais acadêmicos. Ele é feito na plataforma Lattes do CNPQ. A plataforma é intuitiva e possibilita ao pesquisador colocar todos os detalhes de sua trajetória acadêmica. A plataforma surgiu em 80, a partir da preocupação dos dirigentes do CNPQ com a utilização de um formulário padrão. A fim de registrar os currículos dos pesquisadores brasileiros que anteriormente eram feitos por papel.

O Lattes é a porta para a avaliação que precede a concessão de benefícios no meio acadêmico. Além disso, os órgãos de fomento de maneira geral costumam consultar o Lattes do candidato para avaliar sua produção científica, sendo esse um passo essencial para o processo de seleção. A plataforma Lattes possibilita consultas de qualquer lugar do Brasil e faz com que a produção do docente tenha mais visibilidade. Isso promove um maior intercâmbio entre pesquisadores e grupos de pesquisa. No Currículo Lattes é possível registrar outros pesquisadores que fazem parte de algum projeto. Assim como orientadores e colegas da área que tenham trabalhado juntos. O próprio sistema faz uma ligação interna entre os pesquisadores, o que enriquece a produção científica brasileira.


Editar

Leia também

Teste de uma notícia
A Regra de Ouro e um Pouco Sobre Matrizes