A BIOGRAFIA DE ANDRÉ REBOUÇAS


Imagem da Notícia
Título

A BIOGRAFIA DE ANDRÉ REBOUÇAS

Data de publicação

06/07/2023

Autor

Raissa Pedroso de Moura e Vinicius Silva da Silva

Sinopse

Conheça um pouco mais sobre André Rebouças



Nome pelo qual ficou conhecido: André Rebouças.

Nome verdadeiro completo: André Pinto Rebouças.

Data de nascimento: 3 de janeiro de 1838.

Data de falecimento: 9 de maio de 1898.

Local de nascimento:  Nasceu em Cachoeira, região do Recôncavo Baiano.

Local de falecimento: Funchal, Ilha da Madeira.

Quem eram seus pais? Filho de Antonio Pereira Rebouças e Carolina Pinto Rebouças.

Há outras pessoas famosas na família? Seu irmão Antônio Rebouças.

Sua família pertencia a que grupo social? Informação desconhecida; A partir de algumas informações encontradas sobre sua família como seu pai ser um advogado autodidata, chegando ao posto de Conselheiro do Imperador, e sua mãe filha de um comerciante de Salvador, conclua-se que ele pertencia ao grupo social de classe media.

Formação (onde estudou e o que estudou): Começou estudando em casa sendo alfabetizado por seu pai. Frequentou alguns colégios, sempre com um bom rendimento escolar, até ingressar, em 1854, na escola militar, concluiu seu curso em 1857. Fez bacharelado em ciências, física e matemática, em abril de 1859 na Escola de Aplicação da Praia Vermelha.

Qual era sua profissão? André Rebouças era engenheiro militar.

Foi importante para qual área do conhecimento? André Rebouças foi importante para a área da engenharia por ser um engenheiro militar. E também foi um abolicionista brasileiro.

Esse personagem mudou de grupo social ao longo da vida? Qual mudança foi essa? André Rebouças não obteve mudanças no seu grupo social, pois sempre teve boas condições.

Participou ou foi influenciado por algum evento histórico importante? Qual? Como se deu essa participação ou influência? Sim, participou da abolição da escravatura, fazendo parte da Confederação Abolicionista e redator dos estatutos da Associação Central Emancipadora.

Sua condição de raça ou gênero interferiu em sua trajetória acadêmica ou profissional? Como? Durante sua trajetória acadêmica não, mas durante sua vida profissional enfrentou varias situações racistas que descreveu detalhadamente em seu diário de viagem.

Qual foi sua maior contribuição para a sociedade de época? André Rebouças teve muitas contribuições, mas a mais importante foi para o movimento negro, contribuindo para o fim da escravidão no Brasil.

Deixou algum legado permanente? Qual? O legado de André Rebouças foi seus trabalhos como a abolição da escravatura e a modernização do país. Com isso, varias obras no Brasil foram nomeadas como Rebouças, em homenagem a André Rebouças e seu irmão Antônio Rebouças.

Envolveu-se em algum ato politico? Qual? Sim, André Rebouças argumentava com ministros e políticos sobre diversas leis, sendo secretario do Instituto Politécnico.

Defendeu ideias que geraram alguma reação por parte da sociedade? Quais ideias e quais reações causaram?

Sim, defendeu reformas sociais, econômicas e educacionais.

Cite uma frase marcante ou trecho de obra atribuída a este personagem:

Quando eu morrer, dirão: foi o maior inimigo dos fazendeiros – epitáfio que me agrada muito pela novidade porque nunca ninguém o teve no Brasil e, por ora, ainda ninguém quer ter. Mas a herança aí fica e verá que aparecerão logo muitos apóstolos para a Democracia Rural Brasileira. Quanto a mim, desejo apresentar-me ao juiz supremo, dizendo: ‘trabalhei o quanto pude para extirpar do mundo o monopólio da terra e a escravização dos homens’.”

Editar

Leia também

Teste de uma notícia
A Regra de Ouro e um Pouco Sobre Matrizes