Atena também estava ansiosa e queria ajudar Pedro o quanto antes a mudar a ideia dos comandantes, Joaquim deixava evidente a ansiedade de ambos.
Intrometendo-se no espaço silencioso deixado por Cabral, Joaquim interrompe o pensamento profundo de seu tutor e fala:
– Como podem pensar desse jeito? Ora, Pedro, és o senhor o capitão desta expedição ou seus comandantes? – Joaquim falava aquelas palavras com gosto, descontando toda sua indignação. – Nosso principal objetivo é chegar às Índias, construir a feitoria e realizarmos as trocas comerciais.
Os comandantes silenciaram de repente, percebendo o que falavam.
– O que diremos ao rei na carta? – Joaquim continuou. – Que fizemos uma colônia sem seu consentimento e escravizamos os nativos desta terra, tomem juízo homens, fomos convocados para isso porque o rei confia em nosso trabalho, vejam o que ganharemos se fizermos exatamente o que ele pediu e não o que ele não pediu! – muito empalidecem.
– Pensem no que estão falando homens, Pedro está completamente certo. E onde já se viu, eu, um simples aprendiz, ser mais inteligente que os dez melhores comandantes e navegadores de Portugal. – dito isso, todos sentiram-se ofendidos, mas tomaram juízo em reverter a situação.
Debatendo o assunto por mais alguns minutos, todos entraram em acordo que iriam seguir viagem e as ordens do rei. Joaquim pode sentir o medo dos navegadores em relação a ira de Dom Manuel com a possibilidade de traição às suas ordens.
No dia 2 de maio de 1500, 9 embarcações partiram em direção às Índias com o objetivo de construir a feitoria em Calicute, enquanto uma embarcação partiu para Portugal, levando consigo a carta de Pero Vaz de Caminha.
O caminho de ida foi bastante desafiador, novamente a doença, as tempestades e discussões perseguiram a frota, mas finalmente chegaram em Calicute, com apenas 6 navios e aproximadamente 600 homens, em 13 de setembro de 1500, onde iniciou-se a construção de uma feitoria.
Como o caos está sempre presente nesta história, a frota acabou sofrendo baixas terríveis dos muçulmanos, ocorrendo diversos ataques nos meses em que permaneceram ali.
O que causou a saída de Atena na mente de Joaquim e deixasse que ele vivesse sua vida sem a influência de seus pensamentos, foi a morte de Pero Vaz de Caminha ao lado do garoto durante uma das mais sangrentas batalhas naquele período.
Avançar